Obras

Biblioteca Mãe Preta

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Crossover

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Modos de Apagar

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Modos de Curar (Herbário Ancestral)

Modos de Curar (Herbário Ancestral)

Modos de Encantar

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Modos de Fala e Escuta

Modos de Fala e Escuta

Modos de Habitar

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Modos de Navegar

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Modos de Olhar

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Modos de Reportar

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Modos de Revelar

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Mural das Heroínas

Mural das Heroínas

Vênus da Gamboa

Vênus da Gamboa

Modos de Navegar  – Intervenção feita em um mapa mundi que pontua a relação de dependência entre a América do Sul e a Àfrica ao unir os rios São Francisco e Niger por meio de uma fita de möbius.

Modos de revelar – Expõe um scan ainda sem tratamento de uma das imagens mais icônicas de Marc Ferrez e serve como metáfora para todas as imagens e histórias negras que, ao longo dos anos, ficaram confinadas às memórias individuais.

Modos de Habitar – Série de colagens com fotografias de August Stahl contrapostas á paisagem do porto do Rio por Marc Ferrez, especificamente o ponto de chegada do cais do Valongo onde o cemitério dos pretos novos é localizado, como forma de traçar um elo com a travessia desde a África através da grande água, após o qual acreditava-se ser a terra dos ancestrais.

Modos de Olhar – Destaca a posição materna da mulher negra na sociedade colonial por meio de intervenções em imagens de importantes gravuristas e fotográfos. Nesse contexto, por exemplo, uma guia de Oxun, orixá ligada às águas e à fertilidade, é usada para destacar uma mulher negra que carrega o filho pela rua, ao mesmo tempo que diamantes e vidros são usados para ocultar o rosto de colonizadores.

Modos de reportar – Eram recorrentes em jornais e revistas, a venda e aluguel de escravizados nas principais cidades da colônia. A pesquisa confirma a banalização desse assunto na época ao apresentar anúncios de venda e aluguel de amas de leite ao lado do anúncios de vendas de galinhas.

Vênus da Gamboa – Ressignificação da foto de uma mulher escravizada, possivelmente a primeira grávida, feita por August Stahl, por encomenda de Louis Agassiz, um dos principais defensores do racismo científico no século XIX, com o objetivo de justificar o racismo e a eugenia. As artistas intervêm na imagem incluindo conchas, objeto muito significativo para a ancestralidade negra, utilizado em rituais, e fazendo uma alusão à obra Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli.

Modos de Fala e Escuta –  Movimento para a contemporaneidade, constitui o trabalho central da exposição. A partir de uma video-instalação, com entrevistas de mulheres negras e mães, são revelados os problemas que as mulheres negras ainda enfrentam, entre eles o racismo e a violência.

Modos de Recordar – Mural das Heroínas – Destaca as heroínas negras com fotos e biografias, de Anastácia à Sueli Carneiro. Ao todo, são 16 mulheres de um recorte de 250 heroínas.