Obras
Modos de Olhar
A função da mulher negra na sociedade colonial sendo aquela que cuida de outros não escapou do olhar de muitos artistas do século 19. É frequente a aparição da “mãe preta” em diversas situações sociais na vida da colônia, seja na cidade ou na fazenda, em gravuras de Debret, Rugendas, ou Taunay, e nas fotografias de Ferrez, Henschel ou Cristiano Júnior.
A série Modos de Olhar busca destacar a posição materna da mulher negra na sociedade colonial, e, através de intervenções nas imagens, elevá-la como protagonista da vida íntima brasileira. Percorremos arquivos de imagens, pinturas, gravuras e fotografias de todo o século 19 em busca de situações em que mulheres negras são representadas ora na função materna tanto de seus próprios filhos ora mostradas cuidando dos filhos de seus senhores. As situações, dentro de casa dos senhores, nas ruas, em manifestações populares, nas fazendas de café ou na lavoura mostram até que ponto a mulher negra e sua função de aleitamento são fundamentais na formação da sociedade. A estratégia de trazê-la ao primeiro plano é uma forma de tornar visível a sua história.
-
Interferências sobre gravuras de Jean-Baptiste Debret
De Voyage Pittoresque et Historique au Brésil, Paris, Firmin Didot Frères, 1834-39
Fotografia
2016 -
Interferências sobre gravuras de Jean-Baptiste Debret
De Voyage Pittoresque et Historique au Brésil, Paris, Firmin Didot Frères, 1834-39
Fotografia
2016 -
Interferências sobre gravuras de Jean-Baptiste Debret
De Voyage Pittoresque et Historique au Brésil, Paris, Firmin Didot Frères, 1834-39
Fotografia
2016 -
Interferências sobre gravuras de Jean-Baptiste Debret
De Voyage Pittoresque et Historique au Brésil, Paris, Firmin Didot Frères, 1834-39
Fotografia
2016 -
Interferências sobre gravuras de Jean-Baptiste Debret
De Voyage Pittoresque et Historique au Brésil, Paris, Firmin Didot Frères, 1834-39
Fotografia
2016 -
Interferências sobre gravuras de Jean-Baptiste Debret
De Voyage Pittoresque et Historique au Brésil, Paris, Firmin Didot Frères, 1834-39
Fotografia
2016 -
Interferência sobre gravura de Johann Moritz Rugendas, detalhe
Interference on print by Johann Moritz Rugendas, detail
Em Voyage Pittoresque dans le Brésil, 1835 -
Interferência sobre gravura de Johann Moritz Rugendas, detalhe
Interference on print by Johann Moritz Rugendas, detail
Em Voyage Pittoresque dans le Brésil, 1835 -
Interferências sobre gravuras de Joaquim Cândido Guillobel
Interference on prints by Joaquim Cândido Guillobel
From Figuras Populares do Rio de Janeiro; s/d, undated
2016 -
Interferências sobre gravuras de Joaquim Cândido Guillobel
Interference on prints by Joaquim Cândido Guillobel
From Figuras Populares do Rio de Janeiro; s/d, undated
2016 -
Interferência sobre imagem de Marc Ferrez
Fotografia
2016Marc Ferrez c.1885
Partida para a colheita do café com carro de boi, Vale do Paraíba
Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles -
Interferência sobre imagem de Marc Ferrez
Fotografia
2016Marc Ferrez c.1885
Partida para a colheita do café, Vale do Paraíba
Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles -
Interferência sobre imagem de Marc Ferrez
Fotografia
2016Marc Ferrez c.1890
Fazenda Monte Café, Sapucaia, Rio de Janeiro
Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles -
Interferência sobre imagem de Marc Ferrez
Fotografia
2016Marc Ferrez c.1882
Escravos em terreiro de uma fazenda de café na região do Vale do Paraíba, Vale do Paraíba
Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles -
Interferência sobre imagem de Marc Ferrez
Fotografia
2016Victor Frond c.1858
Escravos descansando
Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles