Obras
Biblioteca Mãe Preta
-
Mini-biblioteca Mãe Preta, 2018
Galeria Mário Schenberg
Funarte, São Paulo -
Mini-biblioteca Mãe Preta, 2016
Biblioteca do núcleo de estudos e pesquisa
Instituto Pretos Novos, Rio de Janeiro -
Mini-biblioteca Mãe Preta, 2016
Biblioteca do núcleo de estudos e pesquisa
Instituto Pretos Novos, Rio de Janeiro -
Mural das Heroínas, 2016
Instalação permanente na biblioteca do núcleos de estudos e pesquisa
Instituto Pretos Novos, Rio de Janeiro -
Parte do projeto expositivo é criar zonas de interação com atividades educativas nos locais de exposição.
Em 2016, a biblioteca do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos no Rio de Janeiro, que fica junto á galeria e ao memorial dentro da mesma casa, abrigou a Mini-biblioteca Mãe Preta – um espaço temporário que abre uma seção dentro da biblioteca do instituto para narrativas do protagonismo negro feminino e para a produção literária e acadêmica de autoras negras. O objetivo é também dar acesso a títulos de literatura infantil com protagonistas negras dentro deste espaço especificamente dedicado aos estudos sobre a escravidão e sobre a temática negra em geral dentro do contexto de estudos da memória, que é o objetivo do núcleo de estudos do instituto.
Além dos livros, recebidos através de doações, para enaltecer a trajetória histórica da mulher negra no Brasil, criamos uma obra permanente no espaço da biblioteca do IPN com um conjunto de 16 retratos de heroínas negras no país desde o século 17 até hoje. Como essa lista vai muito além de apenas 16 pessoas, o visitante tem a possibilidade de inscrever as suas próprias heroínas negras para que sejam lembradas dentro do contexto do memorial.
Na exposição na Funarte São Paulo em 2018, o projeto inclui uma mesa circular no centro do espaço com diversos títulos doados por diversas editoras, que também funcionou como uma roda de conversa durante eventos.
A biblioteca foi novamente ativada para a exposição feita no Espaço Chão em São Luís, de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019. No final do projeto, a biblioteca foi doada integralmente à nova biblioteca do Quilombo Santa Rosa dos Pretos no interior do Maranhão, comunidade parceira do projeto. Veja o depoimento sobre a biblioteca aqui.
Em 2021, a biblioteca ganha nova edição em Campinas, no Instituto Pavão Cultural, de fevereiro a abril. O acesso ao espaço é gratuito e está aberto à consulta dos visitantes. A mini-biblioteca também recebe doações durante o período da exposição, entrar em contato aqui.